Decorreu no período de 22 de fevereiro a 02 de março de 2018, no Campo Militar de Santa Margarida (CMSM), o exercício, de nível Exército, “EFICÁCIA-RELÂMPAGO 18” com a finalidade de garantir a proficiência operacional das unidades de apoio de fogos e de defesa aérea, dos Elementos da Componente Operacional do Sistema de Forças do Exército, no planeamento, coordenação e controlo do apoio de fogos e da defesa aérea, durante a conduta de operações terrestres.
O exercício envolveu meios de Artilharia de Campanha e de Artilharia Antiaérea e incluiu a participação de um Pelotão de sistema míssil ligeiro Mistral, do Exército Espanhol, num total de cerca de 430 militares nacionais e espanhóis.
A primeira fase do exercício destinou-se à projeção das forças e ao Command Post Exercise (CPX), decorreu de 22 a 25 de fevereiro.
No período de 26 de fevereiro a 02 de março, decorreu o Field Training Exercise (FTX), com o GAC e a BtrAAA, como audiências de treino primárias, a garantirem o apoio à manobra da Brigada Mecanizada e a serem sujeitos a vários incidentes no âmbito do planeamento, controlo e conduta das operações terrestres em ações de alta intensidade, por parte da estrutura de controlo e arbitragem.
Este enquadramento com as forças de manobra, quer na fase CPX, quer FTX, possibilitou às unidades de apoio de fogos e de defesa aérea, que participaram no exercício, uma excelente oportunidade de treino e contribuiu decisivamente para a consolidação do valor operacional das forças.