Inserido nas atividades de treino operacional da Brigada de Intervenção (BrigInt) previstas na Diretiva 01/BrigInt/18 - Treino Operacional da Brigada de Intervenção 2018, teve lugar na Fonte dos Morangos, região de Vieira de Leiria, o exercício URANO 182 na modalidade de Live Fire Exercise (LFX), de forma integrada com o Exercício Relâmpago 18 do GAAA. Este exercício teve como finalidade a manutenção das capacidades operacionais do Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) nos planos individual e coletivo, possibilitando exercitar os procedimentos táticos e técnicos para execução de Fogos Reais com armamento coletivo orgânico do GAC.
Neste contexto, foram executados fogos reais de metralhadora pesada Browning e Obus M114A1 155mm Reb com granadas iluminantes.
Relativamente aos recursos envolvidos importa registar a participação de 7 Oficiais, 17 Sargentos, 53 Praças, 11 viaturas e diversos atrelados, traduzindo uma mobilização expressiva do Grupo.
Como balanço final, considera-se determinante para o sucesso a correta realização dos procedimentos que conferiu segurança no âmbito de todas as atividades realizadas, sendo ainda de assinalar que este exercício contribuiu significativamente para a melhoria do conhecimento técnico e tático do GAC, constituindo pelas suas características um significativo reforço motivacional do efetivo.