O Regimento de Artilharia Antiaérea Nº1 (RAAA1), através do Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAA) participou no Exercício ORION18 que decorreu entre 26 de abril a 08 de maio de 2018 no Campo Militar de Santa Margarida. Este exercício reverteu-se de extrema importância, uma vez que permitiu o treino no terreno de todas as funções de combate e unidades de diferentes armas e serviços, validando as Técnicas, Táticas e Procedimento (TTP’s) que numa operação real deverão estar perfeitamente testadas.
O Exercício ORION 18 contou com a participação de militares de diversos países pertencentes à NATO, nomeadamente Espanha, Lituânia e França, entre diversos observadores militares. O Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAA) do RAAA1 colocou no terreno 10 militares, que desenvolveram atividades desde o nível planeamento ao nível de execução, através da Célula de Proteção do Posto de Comando da Brigada e no terreno através de um pelotão de míssil portátil Stinger e um pelotão radar PSTAR, o que contribuiu indubitavelmente para a certificação deste Comando de Brigada na condução de operações militares no seio da NATO.
Os meios do GAAA tiveram a missão principal de executar a proteção da força através de duas secções do pelotão Stinger atribuídas em apoio direto às unidades de manobra da Brigada Mecanizada, nomeadamente ao ERecA e à Task Force11, garantindo deste modo, a liberdade de ação das mesmas. O pelotão radar teve como objetivo a execução do alerta oportuno à Brigada Mecanizada de incursões aéreas na área de operações atribuída.