Decorreu no período de 16 de abril a 04 de maio de 2018 no Quartel da Artilharia da Brigada Mecanizada, formação específica a 4 furriéis-alunos do 45º Curso de Formação de Sargentos (CFS) no âmbito do seu Estágio em Contexto Operacional (ECO).
Este estágio visou complementar, pela vertente operacional, os conteúdos adquiridos pelos alunos ao longo da frequência do 45º CFS, tendo os futuros Sargentos de Artilharia do Quadro Permanente praticado as tarefas inerentes ao seu desempenho de funções nos cargos de Comandante de Secção de Obus, Sargento de Tiro, Sargento de Equipa de Observação Avançada e Calculador de Posto Central de Tiro.
Neste âmbito tiveram a oportunidade de treinar as diversas técnicas de observação avançada com recurso ao Simulador de Tiro INFRONT 3D, assim como praticar os procedimentos de pedido de tiro e radiotelefónicos conforme padronizado a nível NATO.
Os alunos acompanharam e participaram ativamente em toda a preparação de uma Bateria de Bocas-de-fogo para o Exercício ORION18, com particular ênfase na Secção de Obus M109A5 AP 155mm e no Posto Central de Tiro (PCT), nomeadamente quanto à execução dos planos de manutenção, plano de carregamento e treino das guarnições respetivas.
Decorrente dos objetivos do ECO, o GAC 15.5 AP procurou transmitir aos alunos toda a experiência operacional, materializadas na execução das diversas técnicas, táticas e procedimentos ao seu nível, destacando-se o empenho e dedicação dos alunos na aprendizagem e envolvimento no que serão brevemente as suas funções.