Através da Direção de História e Cultura Militar, o Exército Português em conjunto com a Câmara Municipal de Fronteira, assinalou em 06 de abril de 2019 o 635.º aniversário da Batalha dos Atoleiros.
Foi cometida ao Regimento de Artilharia N.º 5 (RA 5) a missão de executar as Salvas de Artilharia regulamentares pela Bateria de Salvas, as quais tiveram lugar junto ao Padrão da Batalha dos Atoleiros durante a cerimónia de homenagem aos mortos em campanha, presidida pelo Exmo. Diretor da Direção de História e Cultura Militar, Major-General Aníbal Alves Flambó. De seguida, na Avenida Heróis dos Atoleiros, decorreu a cerimónia militar presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor João Gomes Cravinho, tendo a Bateria de Salvas integrado as Forças em Parada juntamente com forças Militares e Militarizadas, e participado no desfile em continência à Alta Entidade.
Para o efeito, a 1ª Bateria de Bocas de Fogo do Grupo de Artilharia de Campanha/BrigInt, participou com um efetivo de dois Oficiais, cinco Sargentos e 15 Praças, que se deslocaram numa viatura pesada TP27, uma viatura ligeira Land Rover Defender e uma viatura pesada MAN, juntamente com três Obuses 8,8 cm M/43, transportados em plataforma operada pelo Regimento de Transportes.