A demonstração do sistema mini Unmanned Aerial Vehicle (UAV) Raven B Digital Data-Link decorreu no dia 23 de julho, no Regimento de Artilharia N.º 5, em Vendas Novas, com a presença do Ministro da Defesa Nacional, do Chefe do Estado-Maior do Exército e do Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas.
Inserido na capacidade de Informações, Vigilância, Aquisição de Objetivos e Reconhecimento Terrestre (ISTAR) do Exército e do Sistema de Forças (SF), este projeto é considerado como estruturante porquanto materializa a obtenção de um sistema especialmente vocacionado para a condução de missões de reconhecimento, vigilância e aquisição de objetivos, em todo o espectro das operações militares.
Os sistemas Raven B DDL, cada um composto por três aeronaves não tripuladas, uma estação de controlo terrestre e três tipos de câmaras, serão operados por equipas especializadas e empregues no apoio das unidades em operações.
A demonstração evidenciou as principais caraterísticas e possibilidades do sistema quando integrado em apoio e proteção da Força, tendo-se assistido a um treino tático integrado na 6.ª Força Nacional Destacada, constituída maioritariamente por militares do 1.º Batalhão de Infantaria Paraquedista, que será empenhada a partir de setembro como Força de Reação Rápida (QRF) da United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission in the Central African Republic (MINUSCA).
Na sua intervenção, o Ministro da Defesa Nacional felicitou esta nova aquisição do Exército, que proporcionará às FND “uma maior proteção e segurança no cumprimento das suas missões".