O Comando Conjunto para as Operações Militares do Estado-Maior General das Forças Armadas, através da Unidade Nacional de Verificações (UNAVE), organizou e conduziu o exercício “WOLF VERIFEX19”, de acordo com o estabelecido no tratado Conventional Armed Forces in Europe (CFE) e no Documento de Viena 2011. Este exercício teve como finalidade treinar os Inspetores e os acompanhantes locais, para as suas exigentes funções no âmbito do Controlo Internacional de Armamentos e preparação das Unidades para ações inspetivas.
Tendo por base a sua participação no exercício, atrás mencionado, o Regimento de Artilharia N.º 5 (RA5), no período de 10 a 12 de setembro, nomeou um militar para frequentar o curso de acompanhantes locais, que decorreu na Base Aérea N.º 6, garantindo desta forma o aconselhamento ao Comando do Regimento e ao mesmo tempo um ponto de contato para com a Unidade Nacional de Verificações (UNAVE).
Em 23 de setembro, chegou ao RA5, uma equipa avançada da UNAVE, com o objetivo de cooperar com o acompanhante local na preparação da Inspeção ao Regimento, seguindo-se no dia 24 setembro, a inspeção/exercício CFE, onde participaram 26 militares entre Portugueses e Polacos, começando com a entrega do DECLARED SITE à chegada da comitiva e continuando com um briefing sobre a unidade.
Na parte da tarde a Equipa de Inspeção continuou com a visita ao Regimento de forma a verificar todos os equipamentos declarados na troca de correspondência.
O final da inspeção/exercício foi materializado pela assinatura do relatório de Inspeção por ambas as comitivas, tendo o dia terminado com uma fotografia de grupo.