No dia 30 de outubro de 2019, decorreram as comemorações do 25º aniversário da criação do Quartel da Artilharia (QA) da Brigada Mecanizada (BrigMec), no qual se encontram instalados o Grupo de Artilharia de Campanha 15.5 Autopropulsionado (GAC 15.5 AP) e a Bataria de Artilharia Antiaérea (BtrAAA), presididas pelo Exmo. Tenente-General Fernando Joaquim Alves Cóias Ferreira, Diretor Honorário da Arma de Artilharia.
Após uma demonstração de capacidades dos materiais de Artilharia de Campanha e Antiaérea da BrigMec, teve lugar no Auditório do QA, uma sessão solene onde foram proferidas as alocuções do Exmo. Comandante do GAC 15.5 AP, Tenente-Coronel de Artilharia Daniel João Ribeiro Valente, do Exmo. Diretor Honorário da Arma de Artilharia, Tenente-General Fernando Joaquim Alves Cóias Ferreira, alusivas à efeméride. Nos discursos, foram reconhecidos o empenhamento, a perseverança e a qualidade do trabalho desenvolvido pelos artilheiros do QA ao longo do último ano, bem evidentes nos resultados obtidos nos diversos exercícios em que participaram, assim como, a excelente resposta dada à missão de preparar e aprontar a 3ªFND/BSAT/RSM projetada para o Teatro de Operações do Afeganistão.
Seguiram-se a imposição de condecorações aos militares do Quartel, uma palestra pelo Exmo. Tenente Coronel de Artilharia Pedro Marquês de Sousa, alusiva à coleção visitável do QA, seguida da visita à mesma e por fim, as assinaturas dos Livros de Honra das duas Unidades.
Para encerrar o evento, realizou-se um salutar e gracioso almoço de confraternização entre militares, funcionários civis e entidades convidadas, o qual permitiu o convívio e a partilha de saberes entre as diferentes gerações que serviram no GAC 15.5 AP e na BtrAAA da BrigMec, onde, em uníssono e como “manda a tradição”, pela voz do Alferes de Artilharia Herculano Costa, foi dado o Grito da Arma de Artilharia, em honra dos Convidados, de Santa Bárbara e da Artilharia Portuguesa.