O Exército comemorou dia 04 de dezembro, em Vendas Novas, o Dia da Arma de Artilharia e do Regimento de Artilharia N.º 5 (RA5), numa cerimónia presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), General José Nunes da Fonseca, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Dr. Luís Piteira Dias, entre outras entidades militares e civis.
No Estádio Municipal de Vendas Novas, a cerimónia militar constituiu-se como o ponto alto de um programa comemorativo que teve o seu início no dia 12 de novembro, no Fórum Cultural “A Praça", em Vendas Novas, com um seminário subordinado ao tema “O RA5 nas Missões de Apoio ao Desenvolvimento e Bem-Estar". No dia 14 de novembro, a comunidade local foi presenteada, no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, com um Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, tendo, no dia 01 de dezembro, decorrido a reinauguração da Capela Real do RA5, cuja construção data da primeira metade do século XVIII e que agora sofreu uma restauração nas suas pinturas religiosas.
O Chefe do Estado-Maior do Exército, nas palavras que dirigiu aos presentes, enalteceu o emprego da Arma de Artilharia no exterior do território nacional, nomeadamente “a forma exemplar" como os militares têm cumprido a missão de apoio à formação dos artilheiros afegãos no âmbito da Branch School Advisory Team. Relembrou, de igual modo, a dimensão tecnológica da Arma de Artilharia, um ponto “relevante para manter, no âmbito da resolução de conflitos, verdadeiro poder dissuasor e a capacidade para influenciar decisivamente o combate", tendo feito referência ao projeto Battlefield Management System, aos recém-adquiridos veículos aéreos não tripulados UAV RAVEN e ao Sistema Integrado de Comando e Controlo da Artilharia Antiaérea (SICCA3).
A terminar, o General José Nunes da Fonseca, exortou o “excelente trabalho" que tem vindo a ser desenvolvido pelos militares e funcionários civis que prestam serviço no RA5, nomeadamente o seu “elevado profissionalismo", “visível rigor", “exemplar dedicação" e “sentido de missão", reiterando a “inteira confiança nas capacidades e determinação, coletiva e individual, que vos caracterizam, na assunção e cabal cumprimento das missões atribuídas", concluiu o Chefe do Estado-Maior do Exército.
Do programa da cerimónia destaca-se, igualmente, a participação de 170 alunos do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas, com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos, que acompanhados pela Banda do Exército entoaram o Hino Nacional e o Hino Patrono do Exército. Esta iniciativa insere-se no projeto "Pequenos Cidadãos", da Escola de Campos da Misericórdia, cujo objetivo é promover a cultura de segurança, fomentar o civismo, a cidadania e criar uma oportunidade de integração e socialização entre a comunidade local, designadamente a comunidade escolar, o Exército e a Guarda Nacional Republicana, instituições militares presentes na cidade.
Posteriormente, no Auditório do Regimento, decorreu a entrega dos prémios de 2019 da Revista de Artilharia, seguindo-se no Museu da Escola Prática de Artilharia a inauguração da ala do RA5, pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, um espaço que alberga agora o espólio oriundo das antigas instalações em Vila Nova de Gaia.