Em 30 de janeiro o Regimento de Artilharia Nº 4 fez-se representar na Direção de Comunicações e Sistemas de Informação por três Sargentos das áreas das Operações, informações e Segurança e de Comunicações e Sistemas de Informação, a fim de frequentarem formação na área do Sistema Integrado de Controlo de Acessos e Vídeo Vigilância do Exército, normalmente identificado pelo acrónimo SICAVE.
O SICAVE funciona suportado numa tecnologia desenvolvida pela Genetec, empresa de software Canadiana, que está operacional, por exemplo, nos aeroportos de França.
A aplicação Genetec, que suporta os modos Security Desk e Config Tool, permite integrar tudo o que concerne a segurança e vigilância, como controlo, abertura, encerramento e limitação horária de acessos, o encriptamento de vídeos, a identificação de matriculas, além de um imenso cardápio de outras funcionalidades.
No testemunho pessoal dos militares do Regimento presentes, a sessão foi superiormente ministrada pelo gestor da aplicação, e foi bastante produtiva, pois permitiu explorar o software e estreitar a relação com os elementos que serão o help desk da mesma.