No período de 03 a 14 de fevereiro de 2019, o Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) 10,5 Rebocado, da Brigada de Reação Rápida (BrigRR), sedeado no Regimento de Artilharia N.º 4 (RA4), preparou e conduziu o exercício sectorial TROVÃO 201, no RA4, no Regimento de Artilharia N.º 5 (RA5), e no Polígono de Tiro de Vendas Novas. Foram empenhados 63 militares, 15 viaturas e disparadas 90 munições de morteiro 120 mm.
O TROVÃO 201 decorreu na forma de Live Exercise (LIVEX) e nos tipos Battle Staff Training (BST), Field Training Exercise (FTX) e Live Fire Exercise (LFX), com a finalidade de desenvolver e testar a capacidade operacional do GAC no Apoio de Fogos à BrigRR. O tema tático do exercício apoiou-se no cenário e operação conduzida pela BrigRR no exercício APOLO20.
O Comando e o Estado-Maior do GAC executaram o BST nas instalações do RA5, trabalhando no Processo de Tomada de Decisão Militar. Em paralelo uma parelha de Observadores Avançados (OAv’s) praticaram Técnicas, Táticas e Procedimentos (TTP), com vantajoso proveito do treino em simulador Infront.
Após a projeção da 1Btrbf/GAC para o RA5 teve início o FTX dando-se cumprimento à Ordem de Operações elaborada no período do BST. Foi tempo de treino das TTP relativas ao reconhecimento, escolha e ocupação de posições de artilharia, ao fluxo dos pedidos de tiro e de relatórios, e à reação a diversos incidentes, que culminaria com o LFX e a execução de tiro de morteiro TAMPELLA 120mm.
Na última fase do exercício, 13 e 14 de fevereiro, foram executadas, a manobra de retração do GAC para o RA4, a aplicação dos planos de manutenção de equipamentos, materiais e viaturas, e as reuniões para a identificação das boas práticas e detalhes a melhorar nos procedimentos nos diferentes escalões táticos.
Como nota final é incontornável destacar-se o excelente e inesgotável apoio prestado pelo RA5, sinónimo da insuperável camaradagem artilheira, e das potenciais sinergias para o acréscimo do produto operacional do GAC em primeira instância, mas seguramente da Artilharia de Campanha no seu todo, resultando mais proficiência, mais entrosamento, e mais espírito de corpo entre todos os militares.