De dia 17 a 20 de fevereiro de 2020, decorreu no Polígono de Tiro do Regimento de Artilharia Nº5 (RA5), em Vendas Novas, o exercício tático e técnico dos cadetes alunos do 4º ano do curso de Artilharia da Academia Militar (AM), no âmbito das Unidades Curriculares M135 – Tática de Artilharia I e M223 – Sistemas de Armas de Artilharia e Tiro.
O exercício teve como objetivo colocar em prática os procedimentos inerentes ao Reconhecimento, Escolha e Ocupação de posições de Artilharia de Campanha (tático), bem como o desempenho de funções de Observador Avançado, Comandante de Bateria de Tiro, Sargento de Tiro e da Guarnição do Posto Central de Tiro (técnico).
Para o Exercício, o Módulo de Apoio à Formação de Fogos (MAFF) do Batalhão de Apoio à Formação da Escola das Armas, constituiu uma Bateria a 2 Secções de Bocas de Fogo equipadas com o Obus M119 105mm LG/30/m98. Este exercício permitiu, para além da formação aos cadetes alunos do 4º ano do curso de Artilharia da AM, às praças do MAFF, consolidar as matérias ministradas no curso de operadores de bocas de fogo, realizado durante os meses de janeiro e fevereiro.