Decorrente do processo de integração do Sistema Integrado de Comando e Controlo para a Artilharia Antiaérea (SICCA3) com a Força Aérea Portuguesa (FAP), foi materializado a 21 de setembro de 2020, o acesso pelo Exército Português à Recognized Air Picture (RAP).
Assinala-se a relevância deste facto, por se constituir um marco importante no conjunto de ações previstas para a completa integração do sistema, que permite em tempo real, o fluxo de informação necessário ao comando e controlo dos sistemas de armas antiaéreos terrestres e sua interoperabilidade com os meios de defesa aérea em ambiente Conjunto (Joint). Para a consecução deste complexo objetivo, a disponibilidade e perseverança de todos os militares do Exército e FAP envolvidos foi determinante.
Encontra-se em preparação o desenvolvimento das ações necessárias à integração operacional deste sistema, através da uniformização e normalização de procedimentos operacionais conjuntos entre o Exército e FAP.
O SICCA3, enquanto célula de Comando e Controlo de Sistemas de Artilharia Antiaérea, integra a orgânica do Grupo de Artilharia Antiaérea da Brigada de Intervenção, pertencendo aos Elementos da Componente Operacional do Sistema de Forças (ECOSF) do Exército.